terça-feira, 31 de maio de 2016

Primeiro passo: mudança de mente

PRIMEIRO PASSO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL: MUDANÇA DE MENTE.

Eu poderia iniciar indo direto ao ponto, transmitindo dicas práticas para que vocês alcancem um resultado semelhante ao meu, mas estaria omitindo talvez a condição essencial para se conquistar um corpo mais saudável, que é a necessidade de uma mudança de mente.

Quando nos entregamos ao sedentarismo e passamos a ter uma vida desregrada, sem disciplina na alimentação e sem exercícios, não é apenas o corpo que sente os efeitos negativos, mas também nossa mente é influenciada em vários aspectos. Primeiramente, nos fechamos para qualquer consideração sobre o nosso estado doentio. Se paramos um minuto, às vezes, para pensar sobre isso, gastamos o restante do tempo dedicados à atividade que representa nossa principal fonte de prazer: o consumo descontrolado de doces, bolos, churrasco, cerveja, refrigerantes , sanduíches etc. Em segundo lugar, isso acaba afetando nossos critérios de decisão. A melhor escolha passa a ser sempre a mais cômoda e que exija menos esforço. Infelizmente perdemos muitas oportunidades por causa disso. A posse de um corpo obeso não raro também contribui para a formação de uma baixo autoestima e de um forte sentimento de frustração, fatores que normalmente prendem a pessoa numa situação de completo desânimo.

É necessário, portanto, que o início das atividades físicas seja precedido de uma séria reflexão. Algumas perguntas devem ser feitas. "Como cheguei a esse estado?";"Estou plenamente ciente da gravidade da minha situação?"; "Como será o meu futuro se eu continuar nesse estilo de vida?"; "Vale a pena priorizar coisas que no final irão acabar me matando?" "O que me impede de decidir por uma vida mais saudável?"; "Por que construí uma imagem tão negativa sobre mim mesmo?"

A transformação da mente tem de vir antes da transformação do corpo. Devemos passar a enxergar o mundo e a nós mesmos sob outra perspectiva. Acreditar que somos capazes de mudar e que se tivermos determinação, nada poderá nos impedir de atingir o resultado. Precisamos projetar uma imagem do futuro em nossas mentes, na qual contemplamos a nós mesmos como vencedores.

Enfim, siga o primeiro passe, mude seu pensamento, mude sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário